quinta-feira, 1 de março de 2012

Como e por que caímos?

A Bíblia diz em Efésios 6.12: "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.", mas sabemos que isso nem sempre é fácil.

O Senhor nos capacita a vencer no mundo espiritual. As nossas falhas, nossas fraquezas nos fazem, muitas vezes, perder uma luta, um confronto isolado, mas o Senhor nos garante a vitória. Mas como vencer?

São as nossas atitudes que nos mantém em pé ou nos derrubam, nos aproximam do Senhor ou nos afastam dEle. Quanto mais distantes dEle estivermos, mais fracos e despreparados para a guerra estaremos. O contrário é verdadeiro, mas vou explicar: Quando nossas atitudes são condizentes com a palavra de Deus nossos passos são, consequentemente, agradáveis ao Senhor e estamos debaixo de Sua potente mão. É onde está a vitória para as lutas, os combates.

Mas isso não nos impede de sermos tentados a pecar, errar, liberar uma palavra que magoe, murmurar, enfim, o inimigo tentará de todas as formas nos tirar dessa presença maravilhosa e gloriosa do Senhor. Inclusive com situações corriqueiras do dia-a-dia como problemas no trabalho, nos estudos e especialmente em seu lar, seja com os pais, filhos ou nos relacionamentos conjugais.

Muitas vezes caímos no erro de ceder às tentações e tentar, mesmo que por um pequeno instante, experimentar o que o outro lado está nos oferecendo e, quando abrimos os olhos, estamos dentro da armadilha! Isso é muito comum. E cair na armadilha significa cair em tentação ou, ainda, entrar em uma discussão franca com um familiar por uma coisa banal. Mesmo não querendo acabamos caindo e logo em seguida vem o arrependimento, mas o pecado já está cometido, está feito.

Por isso, queridos, devemos vigiar! Vigiar é se antecipar ao erro, é enxergá-lo antes que ele possa se aproximar de você, antes que você se encontre dentro da cilada. Por isso, como diz em Efésios, a nossa luta é espiritual. Mesmo diante dos conflitos do dia-a-dia - desses mesmo que enfrentamos a todo o momento ao nosso redor que parecem ser coisas da carne (leia-se 'do ser humano'), não se engane! São ciladas, armadilhas, laços de Satanás. Por isso: VIGIE!

Leitura de hoje: Efésios 6.10-18

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário