sábado, 4 de setembro de 2010

Pergunta de um internauta

Amados, graça e paz!

Há alguns meses me deparei no Yahoo! Repostas com a seguinte pergunta:

Por que Jesus é a salvação, uma vez que ele reclamou na cruz "Pai porque Me abandonas-te"?

Me senti na obrigação em responder e também postei aqui:


Há várias coisas, fatores e acontecimentos que respondem a tua pergunta sobre Ele ser ou não a salvação.

Jesus Cristo, com o poder que Lhe fora dado da parte do Pai enquanto esteve aqui na terra, poderia naquele exato momento sair da cruz, desistir do Seu propósito, mandar fogo do céu e consumir tudo e todos os que estavam ao seu redor. Mas por que faria isso, se Ele mesmo deixou Sua glória, Seu poder e toda a Sua grandeza e veio se entregar e morrer por nós? Como que ele poderia provar o seu amor para a humanidade e fazer cumprir o que os profetas haviam predito, se Ele desistisse naquele momento?

Veja, quando Cristo estava curando, libertando, pregando, evangelizando e posteriormente sendo crucificado, sofrendo no meu e no teu lugar, morrendo pelos pecados que ainda cometeríamos hoje e ainda outras gerações cometerão, Ele estava cumprindo o que fora profetizado pelo profeta Isaías quando diz em Isaías 53.2-10 (é um pouco extenso, mas não deixe de ler. Sinta o que o profeta Isaías estava sentindo quando o Senhor trouxe essa profecia para ele, mesmo Jesus Cristo ainda estando no céu e sabendo o que haveria de suceder com Ele):

2 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
8 Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.

Observe que esse é o Cristo que fora predito. Não havia sobre ele formosura ou aparência. Isso quer dizer que não era um homem bonito, que chamava atenção pela sua aparência ou tamanho ou ainda que tinha um corpo forte. Era experimentado nos trabalhos, cresceu como um homem qualquer, trabalhando para conseguir alimento para sua casa, seu pai, irmãos, enfim, sua família.

Ele foi enviado para sofrer por nós, por que o amor de Deus pela humanidade era tamanho, que Ele não viu outra forma de a humanidade se salvar a não ser pela entrega do Seu filho. Antes da vinda de Cristo, o perdão, a forma de a humanidade se salvar, se redimir dos seus pecados era através do sacrifício de um animal (que nada tinha a ver com a história), ou seja, um ser sem mácula, sem pecado, sem culpa. Porém, o Senhor resolveu que chegaria o tempo em que um só morreria, apenas um seria entregue em favor de todos, também sem mácula, sem culpa, sem pecado. Observe que no versículo 10 acima o Senhor sentiu prazer em moer Seu filho amado Jesus Cristo em nosso favor.

Mas não esqueçamos que, o fato de Jesus Cristo ter vindo a terra, foi para sentir o que a humanidade sente, passar pelo que a humanidade passa e provar que seria possível viver sem pecado. Provar que o homem pode ter uma vida íntegra e reta diante dos olhos do Senhor. Então Ele era humano e, sendo humano, além de saber que sofreria muito, muito mesmo em nosso lugar, ele também algumas vezes se expressou como humano.

Seu ministério inicia-se quando ele completa 30 anos.

Esse Cristo que foi citado acima pelo profeta Isaías, foi o que nos trouxe a Salvação.

Antes de Ele dizer em Marcos 15.34 - "Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?", quando Ele orava no Getsêmani com os discípulos, um pouco antes de Judas O entregar aos soldados, Ele também disse ao Senhor em Lucas 22.42 - "...Pai, se queres, passa de mim este cálice, todavia não se faça a minha vontade, mas a tua."

O que isso nos mostra? Isso nos diz claramente que nesse momento era o Cristo ser humano quem clamava ao Senhor. Era o Cristo que sentia dores, era o Cristo que seria judiado, malhado, rasgado, pisado, massacrado. E, depois disso, depois de passar por tudo o que passou (talvez o filme Paixão de Cristo possa nos mostrar um pouco, mas só um pouco mesmo, do que fizeram com o nosso Salvador), chegou o momento da crucificação e lá estava Ele, já tendo passado por todo o sofrimento e vendo toda a multidão desejar profundamente que Ele fosse crucificado, o Mestre ainda diz em Lucas 23.34 - "...Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem..."

Talvez nesse momento Jesus pensava que logo a seguir, depois que o véu do templo se rasgasse de cima a baixo em duas partes, depois que a terra tremesse, as rochas fenderem-se, e o centurião e os que com ele guardavam Jesus sentissem grande temor e dissessem "Verdadeiramente este era o Filho de Deus", alguns deles se arrependeriam e pediriam perdão por tal atitude, um crime. Por isso, talvez, Jesus pediu que o Pai os perdoassem.

Só para você entender um pouco mais quem é o Jesus de hoje, que não está mais pendurado em uma cruz, que não está mais no túmulo, mas que ressurgiu ao terceiro dia e provou isso para muitos aparecendo diante deles, gostaria que você desse uma lida em um pequeno texto de Apocalipse. Sabe por que? Por que muitas pessoas ensinam apenas o que Jesus foi quando esteve aqui na terra entre nós. Isso verdadeiramente é muito importante para todos nós, mesmo porque o propósito maior de Deus em mandar Jesus Cristo na terra foi para que nós nos salvássemos, crendo nEle. Porém, tão importante quanto aprender sobre isso, é ver de que forma está hoje o Salvador, o Redentor, o Todo-Poderoso, o Ressurreto. Por favor, leia Apocalipse 1.12-16, Apocalipse 5 e Apocalipse 20, 21 e 22. Vale muito a pena ler!

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário